A energia eólica offshore (de instalações em alto mar) está prestes a dar um salto significativo com o desenvolvimento do protótipo X90, da empresa X1 Wind. Esse sistema é parte do Projeto NextFloat+ e promete facilitar a instalação de turbinas, tornando o processo mais rápido e econômico.

As primeiras demonstrações serão realizadas no Mediterrâneo, em testes com uma unidade de 6 MW. Como um dos destaques da estrutura, está um design triangular, diferente das torres tradicionais.

publicidade

Leia também:

O X90 se baseia em uma plataforma flutuante triangular equipada com uma única turbina. Ele é montado em terra e depois rebocado pelo mar até o local de instalação, utilizando um sistema de ancoragem inovador que permite que a turbina gire livremente para capturar a melhor direção do vento.

publicidade

Triangular e com vento “por trás”

O segredo está no uso do sistema Single Point Mooring (SPM) combinado com a tecnologia Tension Leg Platform (TLP). Essa configuração elimina a necessidade de equipamentos pesados para fixação no fundo do mar.

Três cabos se conectam a uma amarração no fundo do mar a profundidades de mais de 500 metros. Estes são então tensionados para manter a estrutura precisamente no lugar. Enquanto isso, o rotor fixo à plataforma se ajusta automaticamente. Isso permite que as lâminas sejam empurradas pelo ar por trás, sem a necessidade de um mastro robusto e pesado – e oferecendo mais segurança (já que as pás não são empurradas pelo vento contra a estrutura).

publicidade

Esse design não só reduz os custos de construção e manutenção, mas também diminui o impacto ambiental no fundo do mar. Outro benefício é a escalabilidade do projeto. O design modular do triangular X90 permite que ele seja produzido em massa, com planos para futuras plataformas comerciais de mais de 20 MW.