Você já deve ter percebido que usar o micro-ondas altera o sabor de alguns alimentos. Na maioria das vezes, a comida não é tão saborosa se comparada à preparada de forma mais tradicional. Mas o que explica estas diferenças?

Comida preparada no micro-ondas pode apresentar um sabor diferente (Imagem: TommyStockProject/Shutterstock)

Quantidade de água dos alimentos é a explicação

  • A diferença dos alimentos feitos no micro-ondas está na forma como eles são cozidos.
  • Na maneira convencional, o calor é maior inicialmente na parte externa da comida, o que resulta no cozimento de fora para dentro.
  • Já no micro-ondas, o aquecimento se dá pelas moléculas de água existentes no prato, de dentro para fora.
  • Isso significa que a quantidade de água influencia no sabor, cor e até textura dos alimentos.
  • Quando mais água, mais próximo o sabor ficará do original.
  • Caso contrário, a refeição pode se tornar muito seca.

Leia mais

publicidade
Comida preparada no micro-ondas (Imagem: goffkein.pro/Shutterstock)

Micro-ondas reduz valor nutricional dos alimentos?

Apesar de diferenças no sabor, os alimentos aquecidos em fornos micro-ondas não perdem nutrientes. Há, inclusive, estudos que defendem que o aparelho reduza a perda do valor nutricional em relação ao uso do fogão, por exemplo.

Segundo um estudo publicado na revista Harvard Health, quanto menos tempo os alimentos são cozidos, menor a perda nutricional. Os pesquisadores compararam a quantidade de substâncias nos pratos feitos em diferentes métodos de cozimento para chegar ao resultado.

publicidade

Entre os que tiveram menor redução de nutrientes e antioxidantes estavam os cozidos no micro-ondas. Assar e grelhar os alimentos também pode ter efeitos semelhantes.

De qualquer forma, a orientação é sempre ficar de olho no tipo de comida que pretende cozinhar e o tempo de preparo necessário. Períodos muito longos deixam os pratos com textura indesejável, carnes emborrachadas, além de causar perda de textura e alimentos secos.