Filmes baseados em eventos reais frequentemente capturam a atenção do público, especialmente quando abordam crimes reais. Quando se trata de filmes sobre assassinos e serial killers famosos, o interesse do público geralmente é ainda maior.

Pensando nisso, resolvemos listar os dez melhores filmes que trazem histórias de assassinos e serial killers, baseados ou inspirados em eventos reais.

publicidade

Leia mais:

Cidadão X (1995)

  • Disponível para assinantes do Max e Looke.
  • Disponível gratuitamente (com anúncios) no NetMovies.

Baseado no livro de não-ficção “The Killer Department”, “Cidadão X” retrata a história verídica de Andrei Chikatilo, um serial killer soviético condenado por assassinar 52 mulheres e crianças. 

publicidade

O enredo segue detetives soviéticos tentando capturar o assassino durante os anos 80. O elenco conta com nomes como Stephen Rea, Donald Sutherland e Max Von Sydow.

O Enfermeiro da Noite (2022)

  • Disponível para assinantes da Netflix.

Baseado no livro homônimo de Charles Graeber, “O Enfermeiro da Noite” é um suspense sobre o serial killer Charles Cullen, que assassinou dezenas de pacientes ao longo de 16 anos em vários hospitais de Nova Jersey e Pensilvânia.

publicidade

O filme foca em Cullen (Eddie Redmayne) e Amy Loughren (Jessica Chastain), a colega enfermeira que passa a suspeitar de suas ações.

Monster – Desejo Assassino (2003)

Monster (2003) / Crédito: Newmarket Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Dirigido por Patty Jenkins (“Mulher Maravilha”, “Mulher-Maravilha 1984”), “Monster – Desejo Assassino” é baseado na vida de Aileen Wuornos, uma prostituta que se tornou assassina em série.

publicidade

Charlize Theron estrela como Aileen, e sua performance foi amplamente elogiada, rendendo-lhe o Oscar de Melhor Atriz. O elenco ainda conta com Christina Ricci.

Do Inferno (2001)

From Hell (2001) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este filme é uma adaptação da graphic novel de mesmo nome, escrita por Alan Moore e ilustrada por Eddie Campbell. A graphic novel aborda os assassinatos de Jack, o Estripador, ocorridos em Londres no final do século XIX, misturando fatos históricos com elementos ficcionais.

Já o filme traz Johnny Depp no papel de Frederick Abberline, o principal investigador dos assassinatos, e Heather Graham como Mary Kelly, uma prostituta alvo do Estripador. Ambos os personagens são figuras reais.

Zodíaco (2007)

Zodiac (2007) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Sob a direção de David Fincher (“Clube da Luta”, “Garota Exemplar”), “Zodíaco” é baseado em dois livros de não ficção de Robert Graysmith sobre o assassino do Zodíaco.

Graysmith é um escritor e cartunista diretamente ligado ao caso, e no filme foi interpretado por Jake Gyllenhaal. O elenco ainda conta com Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo. 

A trama do filme segue a caçada real ao serial killer do Zodíaco, que aterrorizou a área da Baía de São Francisco nas décadas de 1960 e 1970.

Ted Bundy – A Confissão Final (2021)

No Man of God (2021) / Crédito: RLJE Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Este drama psicológico explora a relação entre o agente do FBI Bill Hagmaier e o infame serial killer Ted Bundy. 

O filme é baseado em conversas reais gravadas entre os dois que ocorreram nos últimos dias de Bundy na prisão. Elijah Wood estrela como Bill Hagmaier, enquanto Luke Kirby interpreta Ted Bundy.

Lost Girls – Os Crimes de Long Island (2020)

Lost Girls (2020) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

O filme de drama e mistério, “Lost Girls – Os Crimes de Long Island”, narra a história real de Mari Gilbert, uma mãe que busca encontrar sua filha desaparecida. 

No entanto, sua busca acaba expondo uma série de assassinatos não resolvidos de jovens profissionais do sexo na região de Long Island, cometidos por um serial killer.

Amy Ryan estrela como Mari Gilbert. O elenco ainda conta com Thomasin McKenzie.

O Verão de Sam (1999)

Summer of Sam (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido por Spike Lee (“Faça a Coisa Certa”, “Infiltrado na Klan”), “O Verão de Sam” é um suspense sobre o serial killer David Berkowitz, conhecido como “Filho de Sam”. 

A trama se passa no verão de 1977, em Nova York, durante os assassinatos cometidos pelo criminoso. 

O filme foca em um grupo de personagens fictícios do Bronx e explora os efeitos desses eventos sobre eles. O elenco conta com nomes como John Leguizamo, Adrien Brody e Mira Sorvino.

Henry – Retrato de um Assassino (1986)

Henry: Portrait of a Serial Killer (1986) / Crédito: Greycat Films (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Dirigido por John McNaughton (“Garotas Selvagens”), “Henry – Retrato de um Assassino” é um filme de terror vagamente baseado nos serial killers reais Henry Lee Lucas e Ottis Toole.

O filme acompanha os assassinatos cometidos por Henry (Michael Rooker) e sua relação com Otis (Tom Towles), seu amigo e antigo companheiro de cela, e Becky (Tracy Arnold).

O Homem Que Odiava as Mulheres (1968)

The Boston Strangler (1968) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.
  • Disponível gratuitamente (com anúncios) no NetMovies.

Dirigido pelo cultuado cineasta Richard Fleischer (“20.000 Léguas Submarinas”), “O Homem Que Odiava as Mulheres” é vagamente baseado na história real de Albert DeSalvo, conhecido como “O Estrangulador de Boston”.

Tony Curtis estrela como Albert DeSalvo e recebeu elogios por sua performance. O elenco ainda conta com Henry Fonda.

The Boston Strangler (1968) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)

Bônus:

Posteriormente, Richard Fleischer dirigiu outro filme sobre um assassino da vida real: “O Estrangulador de Rillington Place”. Esse longa segue o caso do serial killer britânico John Christie.

Infelizmente, o filme não está disponível nos serviços de streaming no Brasil.

10 Rillington Place (1971) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)