O príncipe Aemond Targaryen, irmão do rei Aegon II e segundo filho de Alicent Hightower com o rei Viserys I Targaryen, é um dos personagens mais interessantes — e muitas vezes um dos mais odiados — da série de sucesso da HBO House of the Dragon, prelúdio de Game of Thrones. Como a série se baseia no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin, é possível saciar a curiosidade sobre o que destino dos personagens.

Mas atenção: o texto abaixo contém spoilers do livro Fogo & Sangue, que podem ou não se refletir na série House of the Dragon (A Casa do Dragão), da HBO. Além disso, contém spoilers dos primeiros episódios da segunda temporada da série. Prossiga a leitura por sua conta e risco.

publicidade

É bom destacar que a série nem sempre seguirá o livro com exatidão, com algumas mudanças significativas já ocorrendo nos primeiros episódios da segunda temporada. No entanto, se a produção se manter fiel aos acontecimentos de Fogo & Sangue, abaixo você pode ler o destino de Aemond. Um aviso de spoilers a mais: o destino de Aemond e de Daemon Targaryen estão conectados.

Já listamos aqui o destino de todos os personagens principais da série, segundo o livro.

publicidade

Leia mais:

Aemond Targaryen e a rivalidade do Daemon

daemon targaryen
Daemon Targaryen (Matt Smith) na segunda temporada de House of the Dragon. (Imagem: HBO / Divulgação)
  • Desde o primeiro episódio da segunda temporada, fica claro que Daemon Targaryen guarda um grande rancor contra Aemond por matar o filho de Rhaenyra ao final da primeira temporada.
  • Inicialmente, Daemon orquestra uma tentativa de assassinato contra Aemond, mas o plano dá errado, resultando na morte do filho de Aegon.
  • À medida que o livro avança, após inúmeras batalhas e perdas significativas de ambos os lados (como já começamos a ver nos últimos episódios), Daemon busca uma nova oportunidade para confrontar Aemond.
  • Ele desafia Aemond para um duelo em Harrenhal.
  • Daemon espera 13 dias antes que Aemond finalmente apareça, levando a um confronto dramático.

O duelo mortal

No encontro, ambos os guerreiros sobem aos céus em seus dragões. Aemond, montando Vhagar, se acorrenta ao seu dragão, enquanto Daemon, em Caraxes, não o faz. A batalha atinge seu ápice quando Caraxes ataca Vhagar pelo lado cego de Aemond, levando a um combate aéreo brutal.

publicidade

Em um movimento ousado, Daemon salta de Caraxes para Vhagar e enfia sua espada no olho de Aemond, matando-o instantaneamente. Ambos os dragões então caem na água abaixo.

aemond targaryen
Aemond Targaryen (Ewan Mitchell) montado na dragão Vhagar. (Imagem: HBO / Divulgação)

E, reza a lenda, foi nesse momento que o príncipe Daemon Targaryen passou a perna por cima da sela e pulou de um dragão para outro. Ele trazia na mão Irmã Sombria, a espada da rainha Visenya. Enquanto Aemond Caolho olhava para ele aterrorizado, mexendo nas correntes que o prendiam à sela, Daemon arrancou o elmo do sobrinho e cravou a espada pelo olho cego dele com tanta força que a ponta saiu por trás do pescoço do jovem príncipe. No instante seguinte, os dragões atingiram o lago, produzindo uma tromba-d’água tão alta quanto a Pira do Rei.

Trecho do livro Fogo & Sangue

O dragão de Daemon, Caraxes, ainda sobreviveu por tempo o suficiente para chegar à margem do lago, estripado e com apenas uma asa, onde faleceu. Já Vhagar só foi encontrada anos mais tarde, com o corpo de Aemond acorrentado a ela, com a espada ainda atravessando o rosto do jovem príncipe.

publicidade

O corpo de Daemon, no entanto, nunca é encontrado, levando à especulação sobre seu destino. Embora trovadores tenham cantado sobre o príncipe ter sobrevivido à queda e vivido o resto de seus dias longe dos conflitos de Westeros, os historiadores em “Fogo & Sangue” considerem sua sobrevivência como improvável.

Era o vigésimo segundo dia da quinta lua do ano 130 C quando os dragões dançaram e morreram acima do Olho de Deus. Daemon Targaryen tinha quarenta e nove anos ao morrer; o príncipe Aemond havia acabado de completar vinte. Vhagar, o maior de todos os dragões Targaryen desde a morte de Balerion, o Terror Negro, contara cento e oitenta e um anos na terra. E assim se foi a última criatura viva dos tempos da Conquista de Aegon, quando o crepúsculo e a escuridão engoliram a sede amaldiçoada do Harren Negro. Contudo, foram tão poucas as testemunhas presentes que levaria algum tempo até se espalhar a notícia da derradeira batalha do príncipe Daemon.

Trecho do livro Fogo & Sangue

Quando isso acontecerá na série?

O momento exato desse evento na série permanece incerto.

Dada a quantidade de pontos importantes da trama entre a morte de Jaehaerys e o duelo fatal, é plausível que os showrunners possam estender a história para manter os personagens de Daemon e Aemond, interpretados por Matt Smith e Ewan Mitchell, mais tempo na tela.

Os fãs devem estar preparados para o eventual confronto uma vez que Daemon lançar seu desafio de Harrenhal, sinalizando o fim iminente de ambos os personagens. Mas volto a reforçar: as séries da HBO neste universo nem sempre segue exatamente o que George R. R. Martin diz nos livros.

Novos episódios de House of the Dragon estreiam aos domingos, às 22h, na HBO e Max.