Se você está enfrentando problemas com a qualidade da ligação no seu iPhone, saiba que há diferentes maneiras de resolver. Sobretudo, falhas durante as chamadas podem acontecer por uma série de motivos, desde problemas na rede, fone de ouvido ou microfone sujo, falta de atualização de sistema e até mesmo acessórios com defeitos.

Por conta disso, reunimos aqui 10 dicas para te ajudar a melhorar a qualidade da chamada no seu iPhone, levando em consideração possíveis causas de ligações ruins no aparelho. Confira!

publicidade

Leia mais

Dicas de como melhorar qualidade da ligação no iPhone

Pessoa usando iPhone 15 Pro
(Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

1.Colocar no modo avião

Caso esteja com problemas para fazer uma ligação no seu iPhone, a primeira providência a ser tomada é tentar se desconectar dos serviços de celular. Você pode fazer isso ao ativar e, em seguida, desativar o modo avião.

publicidade

Dessa forma, quando você ligar novamente, o seu iPhone já terá redefino a conexão com a operadora. Mas vale lembrar que, nesse caso, a falha será resolvida se o problema tiver relação com algum defeito de conexão temporária.

2.Certifique-se de que o microfone e o alto-falante estejam limpos

Uma boa dica para melhorar a qualidade de ligação no iPhone é verificar se a limpeza do microfone e do alto-falante estão em dia. Afinal de contas, a poeira e a sujeira são capazes de obstruir o alto-falante e o microfone, afetando a qualidade do áudio.

publicidade

Então, para melhorar a qualidade da ligação, é necessário limpar cuidadosamente essas saídas de áudio do aparelho com um pano seco e macio. Vale lembrar que essa limpeza não pode ser feita com objetos pontiagudos ou solventes, pois isso pode danificar o seu dispositivo.

3.Atualize o sistema operacional do iPhone

iPhone via Sebastian Bednarek/Unsplash
iPhone via Sebastian Bednarek/Unsplash

Mantenha a atualização do seu iPhone na versão mais recente do iOS da Apple. Afinal, é essa atualização que restaura os componentes de software e hardware às configurações padrão, corrigindo quaisquer bugs, falhas ou outros problemas.

publicidade

Para fazer essa atualização, é bem simples. Acesse o ícone de Ajustes, clique em Geral e, na sequência, em Atualização de Software. Dessa forma, caso uma atualização esteja disponível, basta fazer a instalação completa.

4.Faça a chamada com fone de ouvido

Geralmente, os fones de ouvido podem agregar melhor qualidade de áudio nas ligações em qualquer aparelho e com iPhone não é diferente, principalmente quando seu telefone não está no seu rosto na chamada, evitando a pior qualidade do modo viva-voz.

Esse acessório oferece melhor qualidade de som do que o próprio alto-falante embutido do iPhone. Mas fique atento, caso opte pelo uso de fones de ouvido bluetooth, pois é necessário que o pareamento esteja ativo com o aparelho para receber ou fazer uma chamada.

5.Selecione o “Cancelamento de Ruído”

Muitas vezes, a qualidade da ligação no iPhone caí devido a ruídos. Por conta disso, vale colocar em prática a opção “cancelamento de ruído”. No entanto, infelizmente, esse recurso não está disponível em todos os modelos de iPhone.

Para ativar a opção, entre em Ajustes, clique me Acessibilidade, vá em Áudio/Visual e, por último, selecione “Cancelamento de Ruído”.

6. Redefina as configurações de rede

Outra opção que pode melhorar a qualidade da chamada no iPhone é redefinir as configurações de rede. Mas lembre-se: ao reconfigurar as conexões de rede sem fio, certifique-se de que possui as senhas para se conectar novamente.

7.Desative sua VPN

Essa dica é para quem faz chamadas VoIP, que depende de uma conexão de Internet estável, sendo assim, com uma VPN há limitação da largura de banda disponível. Então, seria interessante desativar a VPN.

Sem contar que redes privadas podem adicionar latência e aumentar o tempo de resposta durante a chamada.

8.Desative o modo “Isolamento de Voz”

A partir do iOS 16.4 do iPhone, há o modo Voice Isolation para todas as chamadas. No entanto, muito longe de criar um isolamento de fato, alguns usuários reclamaram que isso piorava a qualidade da chamada.

Isso pode acontecer devido à necessidade de processamento avançado que o recurso exige, o que pode ocasionar uma leve distorção à sua voz.

Então, pode ser uma boa opção desativar tal recurso para evitar que a voz soe artificial e abafada.

9. Ajuste as configurações de áudio

Ajustar as configurações de áudio pode melhorar a qualidade da ligação no iPhone. Para fazer isso, você pode acessar Ajustes, clicar em Acessibilidade, entrar em Áudio/Visual, e, por último, clicar em Adaptações de Fone de Ouvido para, então, seguir as instruções na tela.

10. Entre em contato com a sua operadora

Caso, você tente todas as opções acima e não teve melhora na qualidade da chamada do seu iPhone, o problema pode ser com a sua operadora.

Então, você pode entrar em contato com a sua operadora e solicitar a verificação de problemas relacionados à rede ou ao seu plano de serviço.