A chegada dos telescópios digitais inteligentes mais leves, acessíveis e compactos facilitou a prática de observar estrelas para astrofotógrafos iniciantes. Com cerca de 1,3 kg, um dos mais fáceis de levar por aí é o novo e inteligente Dwarf III.

O modelo é um dos mais leves disponíveis no mercado, usa inteligência artificial e possui basicamente as dimensões de um livro: 22,2 cm de largura, 14,2 cm de altura e 6,5 cm de espessura.

publicidade

Leia mais:

Como funciona o telescópio digital Dwarf III

  • O telescópio possui sensor de imagem Sony IMX678 (STARVIS 2) e vem com filtros VIS, Astro e Dual-Band integrados para captar imagens cósmicas em diferentes comprimentos de onda.
  • Ele vem com uma lente telefoto periscópica de 35 mm composta de elementos de dispersão extra baixa e lente grande angular de 3,4 mm.
  • Um algoritmo de redução de ruído integrado proporciona “clareza e textura mesmo ao fotografar em condições menos ideais”, dizem os criadores.
  • Assim como outros telescópios digitais, o Dwarf III funciona pareado no smartphone e usa um aplicativo complementar que serve como guia para os corpos celestes acima do observador.
  • O mapa estelar auxilia os usuários a encontrar alvos importantes, por exemplo. Em seguida, o telescópio gira sozinho até localizar e rastrear objetos usando inteligência artificial.
O Dwarf III possui um sensor de imagem Sony STARVIS 2, uma lente telefoto e uma lente grande angular. Imagem: Divulgação

Um novo modo de exposições longas combina várias imagens para formar um grande mosaico cósmico. Também há certificação IP54 para resistência à poeira e umidade e capacidade de programar o telescópio para captar imagens sozinho durante a noite.

publicidade

Não há necessidade de se preocupar com tomada, já que o telescópio inteligente vem com uma bateria interna de 10.000 mAh. A capacidade de armazenamento interno, por sua vez, é de 128 GB.

Quanto custa?

O novo telescópio é o sucessor do Dwarf II, lançado em 2021 na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. O modelo mais recente já entrou em produção e está disponível em pré-venda por R$ 2.646, segundo a página oficial do produto (o valor não inclui taxas de importação). As entregas devem começar em setembro.

Além de imagens estáticas, o Dwarf III pode gravar vídeo em 4K a 30 quadros por segundo ou 1080p a 60 quadros. Imagem: Divulgação