Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (10):

Mais “fofos”: campos magnéticos têm papel crucial na forma de ser dos buracos negros supermassivos

Os campos magnéticos desempenham um papel muito maior na formação e estruturação dos discos de acreção dos buracos negros supermassivos – diferente do que se pensava anteriormente. Isso foi observado em uma simulação inédita realizada por uma equipe de astrofísicos liderada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

publicidade

Olhar do Amanhã: é papel da IA zelar pela nossa saúde?

A Samsung adotou a inteligência artificial para potencializar smartwatches e um anel inteligente, visando aprimorar o acompanhamento da saúde dos usuários. Recentemente, a Apple também fez anúncios nessa mesma direção. Muitas pessoas já utilizam esses dispositivos para monitorar aspectos simples, como batimentos cardíacos, passos e calorias queimadas durante um exercício. Agora, estamos ingressando em uma nova era. Isso levanta questões importantes: será responsabilidade da inteligência artificial monitorar nosso sono e avaliar nosso cuidado com a saúde? Assunto para Dr. Alvaro Machado Dias!

Pesquisadores desvendam mistério por trás de uma aurora boreal gigante

Geralmente, auroras boreais parecem shows de luzes, que mudam de cor e forma conforme dançam no céu. Mas em 25 de dezembro de 2022 foi diferente. Naquele Natal, uma luz esverdeada, uniforme e gigante cobriu quatro mil quilômetros quadrados – quase o triplo da cidade de São Paulo – no Polo Norte. E uma equipe de pesquisadores mergulhou nessa aurora boreal para investigar suas origens.

publicidade

Estes cinco lugares não podem ser visitados por ninguém (ou quase ninguém)

A famosa Área 51 não é o único lugar que é mantido em segredo. A verdade é que o mundo está cheio de locais que simplesmente não podem ser visitados.

Crise no X? Dados apontam que antigo Twitter estagnou

Desde que foi adquirido pelo bilionário Elon Musk, o X (antigo Twitter) acumulou mais polêmicas do que novos usuários. E não, isso não é achismo da imprensa que Musk tanto critica. Estamos falando de informação.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!