(Imagem: maroke/iStock)
No início do mês, a AEON, rede de supermercados no Japão, anunciou a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para avaliar o comportamento e padronizar sorrisos de funcionários em suas 240 unidades no país. A empresa é a primeira do mundo a adotar a medida, e espera aprimorar o nível de satisfação dos clientes.
Entenda:
Desenvolvido pela InstaVR, empresa de soluções de IA para recursos humanos, o sistema recebeu o nome de Smile-kun (que pode ser traduzido como Sr. Sorriso). A tecnologia analisa mais de 450 características – incluindo expressões faciais, volume, suavidade e tom de voz dos funcionários – e treina a equipe para padronizar a atitude no atendimento ao público.
Leia mais:
O Smile-kun oferece uma experiência gamificada, avaliando os sorrisos da equipe com base em um sistema de pontuação e fornecendo feedbacks visuais na mesma hora. Com o tempo, o próprio sistema também vai subindo de nível, e elementos como o grau de dificuldade variam.
Antes de implementar a IA em todas as unidades, a AEON realizou um teste de três meses em oito lojas. A empresa diz que a atitude geral nos serviços melhorou, identificando um aumento de cerca de 60% no número de funcionários sorrindo e cumprimentando os clientes.
“Estamos nos esforçando para padronizar os sorrisos e os padrões de vocalização em toda a empresa, melhorando assim ainda mais o atendimento ao cliente e a qualidade de serviço”, escreve a empresa no comunicado.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de julho de 2024 17:30