Marisa Silva 31 de julho de 2024
Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (31):
Inteligência artificial (IA) precisa de treinamento para ser útil. Treinamentos precisam de dados. Conforme modelos de IA esgotam os dados disponíveis on-line – e enfrentam restrições cada vez maiores de acesso – podem recorrer a conteúdo gerado por IA. E o que acontece quando IA treina IA? Colapso. Esse é o tema da coluna Olhar do Amanhã!
Geralmente, cientistas usam um feixe de cálcio para sintetizar novos elementos e expandir a tão conhecida tabela periódica. Porém, recentemente, um grupo de pesquisadores do Berkeley Lab fez um avanço na física nuclear que nos aproxima de criar o esperado elemento 120: substituir o feixe de cálcio por um de titânio.
A construção de pirâmides no Egito Antigo desperta muitas dúvidas até hoje. Afinal, como foi possível construir estruturas tão grandes e complexas naquela época? Segundo um novo estudo, um elaborado sistema hidráulico foi desenvolvido para permitir tamanha proeza.
Considerado figura chave da revolução científica do século XVII, o astrônomo, astrólogo e matemático alemão Johannes Kepler é conhecido, principalmente, por ter formulado as leis fundamentais da mecânica celeste, que tratam do movimento dos planetas. Uma análise recente de esboços feitos por ele em 1607 sugere que o material pode representar um grande avanço também nos estudos sobre o Sol.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de julho de 2024 21:22