O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) adicionou 16 marcas à lista de café impróprio para consumo. A pasta do governo federal encontrou impurezas ou materiais estranhos acima do limite permitido em amostras dos lotes das marcas em questão.
Ao entrar na lista do Mapa, os lotes de café são desclassificados e devem ser retirados de circulação por risco à saúde pública. E as empresas devem analisar os laudos laboratoriais sobre seu produto.
Lista de café impróprio para consumo no Brasil recebe mais 16 marcas
Confira abaixo a lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo divulgada pelo Mapa nesta semana:
Caso o consumidor encontre alguma das marcas listadas acima no varejo ou atacado, pode denunciá-la no canal oficial Fala.BR. Ao todo, o Mapa desclassificou 35 marcas de café no segundo semestre de 2024.
As fiscalizações são feitas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que faz parte da Secretaria de Defesa Agropecuária. E integram o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude).
Leia mais:
- A ciência comprovou: tomar café da manhã nos deixa mais feliz
- Cafeteira: 5 modelos para todos os gostos e bolsos
- Qual o efeito de energéticos no corpo?
O que deixa café impróprio para consumo
A Portaria 570 determina o padrão de qualidade do café e os limites dos ingredientes. As impurezas podem ser paus, cascas e detritos do café, por exemplo.
Já materiais estranhos detectados pelo laboratório podem ser areia, pedras, sementes de outras espécies de vegetais. Tudo isso configura como sujeira para o café.
Por fim, tem os elementos estranhos. Esses podem ser corantes, açúcar e borra de café solúvel ou de infusão, por exemplo.