Algumas semanas após lançar o beta público 2, a Apple agora está disponibilizando o beta público 3 do iOS 18. Esta atualização vem depois que a empresa lançou o iOS 18.1 beta 1 para desenvolvedores com Apple Intelligence. No entanto, o último beta público traz dois novos recursos.
O primeiro virou notícia como o recurso do “Estalo do Thanos”. A referência é ao vilão da Marvel que, nos cinemas, estalou os dedos e fez metade dos seres do Universo desaparecerem. Agora, um efeito parecido ao que o inimigo dos Vingadores conseguiu fazer no filme pode ser visto em itens que somem da tela.
Na verdade, o recurso é chamado de “Controle de Distração”, está disponível no Safari e permite ocultar itens que distraem, como pop-ups de cookies e outras partes do site. A Apple diz que isso não funciona como bloqueador de anúncios, mas ajuda a ocultar itens que distraem uma página e atrapalham a leitura dela.
Em sua conta no X (Twitter), Tom Warren, editor do The Verge, publicou um vídeo de como o recurso funciona. É possível visualizar os itens indesejados sumindo da tela com o mesmo efeito visual que o cinema mostrou no estalo de dedos de Thanos.
Leia mais:
- iOS 18: Apple vai turbinar Siri e outros apps nativos com IA
- Safari realmente é o navegador com mais privacidade?
- O que a decisão do Google de manter cookies significa na prática?
Recurso funciona no Safari de outros dispositivos Apple
- Como era de se esperar, o “Controle de Distração” não se limita ao iOS.
- Os usuários de iPad e Mac que executam o quinto beta do iPadOS 18 e macOS Sequoia podem acessar o recurso de forma semelhante no Safari.
- Os usuários do iPhone 15 Pro que testam o Apple Intelligence terão que esperar por um futuro iOS 18.1 beta para habilitar o recurso, já que o canal 18.0 está atualmente uma versão à frente.
Além do recurso de eliminar distrações, o iOS 18 beta 5 também retira o recurso do “Carrossel”, adicionado pela primeira vez ao aplicativo “Fotos” com o beta 1.
A mudança ocorre depois que muitos testadores reclamaram que o aplicativo estava muito inchado e complexo para navegar intuitivamente. Com mais essa mudança, Apple deu mais um passo para aprimorar o sistema operacional, já que seu lançamento público e estável está a apenas um mês ou mais de distância.