Um vazamento obtido pela imprensa internacional mostra que a chinesa Xiaomi prepara grandes novidades para o seu novo sistema operacional, o HyperOS 2.0.

Com lançamento previsto para outubro deste ano, ele deve trazer consigo alguns novos recursos, entre eles o Camera Scan. De acordo com o site XiaomiTime, a ferramenta vai permitir aos usuários que detectem “câmeras escondidas para proteger a sua privacidade e a sua segurança pessoal”.

publicidade

Leia mais

Muito além de fazer com que você se sinta uma espécie de espião do cinema, a novidade ganha muita importância depois de inúmeros relatos de pessoas que encontraram câmeras escondidas em apartamentos alugados via Airbnb, quartos de hotéis ou até banheiros públicos, por exemplo.

Esse tema não é novo, mas voltou a ganhar força no início deste ano. O Olhar Digital trouxe uma série de textos sobre o assunto.

Explicamos, por exemplo, que plantar uma câmera escondida é crime. Também demos dicas para você se proteger desse tipo de abuso. E agora a Xiaomi deve entregar mais um aliado na luta contra esses criminosos.

Como o novo sistema da Xiaomi deve funcionar

  • Como se trata de um vazamento, a fabricante chinesa ainda não se manifestou oficialmente sobre o recurso.
  • Não está claro, portanto, como deve funcionar a nova ferramenta.
  • Pelas imagens que apareceram até agora, porém, dá para ter uma ideia.
  • Aparentemente, a nova função vai analisar a rede Wi-Fi local para identificar outros dispositivos conectados a ela que podem corresponder a câmeras ou microfones.
  • Além disso, o usuário poderá apontar a câmera do próprio celular para diferentes pontos, fazendo uma espécie de varredura pelo ambiente.
Vazamento mostra como deve ficar a tela do seu celular ao fazer a varredura – Imagem: Reprodução/XiaomiTime
  • Com isso, o novo recurso deve conseguir captar sinais de luz infravermelha, denunciando os aparelhos espiões.
  • Vale destacar que essa não seria a primeira iniciativa do tipo.
  • A ideia da Xiaomi pode ter tido inspiração na ferramenta Ingram, disponível na plataforma GitHub.
  • O Ingram foi projetado para detectar vulnerabilidades de webcams por meio da varredura de endereços IP.

Data de lançamento e algumas considerações

Como já disse, a previsão é que o HyperOS 2.0 estreie em outubro deste ano. A Xiaomi, porém, ainda não divulgou uma data fechada.

A nova versão deve ter como base o Android 15, assim como já aconteceu com outros sistemas operacionais da marca.

A empresa chinesa não informou também quais smartphones receberão essa atualização. Nem se o Camera Scan será exclusivo para alguns mercados apenas.

Esperamos que não. Esse é o tipo de recurso que tem tudo para se tornar essencial – e com potencial de ser copiado pelas outras fabricantes.

A Xiaomi promete entregar um novo sistema operacional cheio de novidades – Imagem: Divulgação/Xiaomi

As informações são do XiaomiTime.