(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)
A DeepMind, empresa do Google focada em inteligência artificial (IA), desenvolveu um robô capaz de jogar ping-pong. E, por ora, o robô joga bem o suficiente para ganhar de jogadores humanos – e amadores, importante ressaltar.
Embora a consistência não possa ser confirmada, esse projeto da DeepMind marca a primeira vez que um robô foi ensinado a jogar um esporte em nível humano.
Quando a DeepMind colocou o robô à prova contra jogadores reais, ele venceu 100% das partidas contra iniciantes. Ganhou 55% das partidas com oponentes intermediários. Mas não conseguiu vencer jogadores mais habilidosos.
Alguns jogadores humanos até gostaram das partidas, segundo a MIT Technology Review. “Eu definitivamente adoraria tê-lo como um parceiro de treino, alguém para jogar algumas partidas de vez em quando”, disse um deles. No entanto, alguns disseram que o robô era intimidador e barulhento.
O braço robótico tem 20 câmeras montadas nele para rastrear a raquete do oponente. Durante as partidas, o sistema de percepção neural rastreia a bola, o sistema de captura de movimento rastreia a pose da raquete do jogador humano, uma máquina rastreia o estado do jogo e um módulo de observação fornece dados como posição e velocidade da bola.
Assista abaixo um vídeo que mostra o robô do Google em ação no ping-pong:
Leia mais:
O robô pensado para esportes foi treinado com o conhecimento de um técnico de tênis de mesa que deu à equipe insights sobre os tipos de habilidades que uma pessoa (ou tecnologia) deveria treinar.
Embora o robô do Google que joga ping-pong ainda não esteja à altura da elite do esporte, suas habilidades podem ser aprimoradas no futuro. E, como bem sabemos, IA tem boca nervosa para dados, informações, treinamentos.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de agosto de 2024 10:36