Imagem: Jorge Maruta/Jornal da USP
O Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. O levantamento avalia mais de 2.500 instituições de ensino de todo o mundo em seis categorias. E na edição de 2024, divulgada nesta quinta-feira (15), uma universidade brasileira foi mais uma vez destaque.
Realizado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, o ranking apontou que a Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada. Além disso, a instituição ficou entre as 150 melhores universidades do mundo (confira o ranking clicando aqui).
Ao todo, 18 instituições brasileiras aparecem na lista. Além da USP, tiveram destaque na classificação geral a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todas aparecem no grupo entre a 401ª e a 500ª posição.
A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de agosto de 2024 11:53