O novo foguete da Blue Origin, New Glenn, ganha data de lançamento. Crédito: Blue Origin
Em um comunicado emitido na segunda-feira (26), a NASA anunciou que o primeiro voo do foguete New Glenn, da Blue Origin, acontecerá no dia 13 de outubro. O lançamento será realizado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e terá como objetivo levar ao espaço a missão ESCAPADE, da agência.
Acrônimo de “Exploradores de Escape e Aceleração e Dinâmica de Plasma”, a missão ESCAPADE envolverá duas sondas que estudarão as interações entre o vento solar – partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol – e a magnetosfera de Marte. As espaçonaves gêmeas realizarão observações simultâneas em diferentes pontos do Planeta Vermelho, permitindo uma análise em tempo real das mudanças no clima espacial e na magnetosfera marciana.
O lançamento do foguete New Glenn-1, batizado em homenagem ao astronauta John Glenn, que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962, marca um passo significativo para a Blue Origin.
Leia mais:
A empresa aeroespacial de Jeff Bezos vem desenvolvendo o veículo há mais de uma década. Com 98 metros de altura, este será um dos foguetes mais altos e potentes do mundo, capaz de transportar até 45 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra.
Assim como acontece com o Falcon 9, o primeiro estágio do New Glenn foi projetado para ser reutilizável. O propulsor será alimentado por sete dos motores BE-4, que voaram pela primeira vez no início deste ano no voo de estreia do novo foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance (ULA).
O anúncio se alinha com os preparativos da Blue Origin para a NS-26, a oitava missão espacial tripulada da empresa, prevista para quinta-feira (29), às 10h da manhã (pelo horário de Brasília).
A bordo do foguete New Shepard, seis turistas espaciais devem cruzar a Linha de Kármán, limite que define o início do espaço, a 100 km de altitude: a filantropa, empresária e ex-modelo Nicolina Elrick, o professor universitário Rob Ferl, o empresário Eugene Grin, o cardiologista Eiman Jahangir, o estudante universitário Karsen Kitchen e o empresário Ephraim Rabin.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de agosto de 2024 15:25