Um asteroide recém-descoberto, denominado 2024 ON, fará uma aproximação significativa com a Terra dentro de duas semanas. A informação é do Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália.
Com tamanho estimado entre 220 e 480 metros, essa rocha espacial comparável ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que tem 300 metros de diâmetro, fará essa passagem relativamente próxima do nosso planeta no dia 17, às 7h18 (pelo horário de Brasília).
Na ocasião, o asteroide chegará a cerca de um milhão de quilômetros da Terra, o que equivale a 2,6 vezes a distância média entre o planeta e a Lua. Aproximações desse tipo ocorrem, em média, uma vez a cada década, de acordo com o Virtual Telescope, que ressalta que apesar da imensidão do objeto, não há motivo para preocupação, pois ele não representa risco de colisão.
Interessados em acompanhar o evento podem acessar o canal oficial do projeto no YouTube, no dia 15 de setembro, a partir das 15h30.
Leia mais:
- Defesa planetária: como protegemos a Terra de asteroides?
- Bombas nucleares podem destruir asteroides?
- Quantos meteoros atingem a Terra por ano?
O que são asteroides?
Asteroides são corpos rochosos que orbitam o Sol e são remanescentes da formação do Sistema Solar, ocorrida há cerca de 4,6 bilhões de anos. O 2024 ON é classificado como um asteroide potencialmente perigoso, uma designação da NASA para objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam até 7,5 milhões de km da Terra.
Se um asteroide desse porte penetrar na atmosfera terrestre sem ser totalmente desintegrado, o impacto pode causar sérios danos. Até 2023, a NASA identificou cerca de 2.300 asteroides potencialmente perigosos, a maioria deles no Cinturão de Asteroides, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter.