Ilustração de explosão solar (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALl-E)
Esta semana ficou marcada pelo salto nas atividades solares, aumentando a chance de avistar a aurora boreal em algumas regiões do hemisfério norte neste final de semana. Uma poderosa erupção solar de classe X, por exemplo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (12).
Região de manchas solares apareceram em destaque ao lançar a forte explosão solar:
Uma explosão solar, também conhecidas como erupções solares, são eventos extraordinários que ocorrem na superfície do Sol. Essas explosões podem liberar quantidades colossais de energia, equivalentes a milhões de bombas de hidrogênio, e têm um impacto significativo especialmente na Terra.
Segundo o Space, as de classe X são as mais poderosas e são tipicamente seguidas por uma perda total ou parcial de sinais de rádio de alta frequência (HF) em nosso planeta.
A erupção energética atingiu o pico às 6:43 (horário de Brasília), gerando impactos no período da manhã em bandas de comunicação pela África, Europa e partes da Ásia. Alguns locais na metade oeste dos Estados Unidos conseguiram avistar auroras resultantes do fenômeno:
O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) também relatou que uma tempestade geomagnética de nível moderado (G3) também ocorreu na manhã de quinta-feira (12 de setembro) às 11:46 (horário de Brasília)
Leia mais:
Os meteorologistas do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA trabalham para confirmar quantas mais podem atingir o campo magnético da Terra, incluindo as do grupo de erupções de classe M (as segundas mais fortes).
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de setembro de 2024 15:10