Medicina e Saúde

Como fazer as pessoas beberem menos álcool?

O consumo excessivo de álcool pode gerar uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, cirrose hepática, pancreatite e outros. As consequências de beber demais já foram abordadas de várias maneiras em campanhas de saúde para tentar reduzir o consumo da população. Mas é ao associar a bebida ao risco de câncer, conforme a quantidade de copos tomados, que parece ter o melhor efeito.

A conclusão é de um estudo de 2021, dividido em três fases, realizado com mais de 7 mil habitantes da Austrália, representando a parcela da população que consome álcool. Os resultados são descritos em um artigo publicado na revista Addictive Behaviors.

Associar bebida alcoólica ao risco de câncer pode ajudar a reduzir o consumo – Imagem: Korawat photo shoot/Shutterstock

Cada copo de álcool equivale a um risco maior de câncer

  • No estudo, os voluntários foram divididos em grupos e expostos a diferentes campanhas publicitárias contra o abuso de álcool.
  • Um anúncio de TV específico, que ligava o consumo de bebida ao câncer e sugeria que as pessoas contassem o quanto bebiam para descobrir o risco que corriam, teve o melhor efeito nos participantes.
  • Essa foi a única campanha que realmente levou as pessoas a reduzirem consideravelmente o consumo de álcool ao longo de seis semanas.
  • Outra abordagem semelhante, que encorajava as pessoas a escolherem uma quantidade de bebidas e se comprometerem a respeitar esse limite, também funcionou.
  • No entanto, não teve o mesmo impacto que o anúncio de TV sobre o consumo de álcool e o risco de desenvolver câncer.
Cada copo de álcool aproxima você de desenvolver câncer e é um argumento que realmente mexe com as pessoas – Imagem: iStock

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Campanha é um caminho, mas não é suficiente sozinha

A maioria das pessoas não sabe que a bebida alcoólica também pode causar câncer. Por isso, informar a população é uma ação importante. No entanto, isso não é suficiente para reduzir o consumo. “Também precisamos dar a elas [as pessoas] maneiras de agir para reduzir seus riscos”, explicou Simone Pettigrew no portal do The George Institute for Global Health, após o anúncio da descoberta.

Apesar do esforço das agências de saúde em dificultar o acesso a bebidas alcoólicas, tornando-as mais caras, no final das contas, as escolhas pessoais terão o maior peso na decisão de mudar o consumo de álcool a longo prazo. Entender como as campanhas podem influenciar esse comportamento é uma forma inteligente de alcançar esse objetivo.

Há recursos limitados disponíveis para campanhas de redução de danos causados ​​pelo álcool, por isso é importante descobrir quais mensagens repercutem melhor para garantir que tenham mais chances de funcionar.

Simone Pettigrew, do The George Institute for Global Health

Esta post foi modificado pela última vez em 17 de setembro de 2024 19:07

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Publicado por
Nayra Teles