Imagem: divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Em evento realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o presidente Lula criticou a alta concentração de renda. Homenageado pela Fundação Bill e Melinda Gates, o presidente brasileiro defendeu que os bilionários não podem ter mais dinheiro que países como o Brasil ou o Reino Unido.
O discurso de Lula aconteceu durante a cerimônia de premiação Goalkeepers. O evento tinha como objetivo discutir o combate à fome e à extrema pobreza no mundo.
O problema do mundo não é falta de dinheiro. O problema é que você tem hoje no planeta Terra cinco mega empresários que têm mais dinheiro do que 10 países. Isso não tem explicação. Eu não sou contra ninguém ser rico, eu sou contra as pessoas serem pobres. Não é possível uma pessoa sozinha ter mais dinheiro do que o Reino Unido. Não é possível que uma pessoa sozinha tenha mais dinheiro do que o Brasil, que tem 210 milhões de habitantes.
Lula, presidente do Brasil
O presidente brasileiro ainda chamou de “louvável” a criação da fundação por Bill Gates e as suas expressivas doações para causas humanitárias. No entanto, afirmou que apenas “políticas públicas” acabarão com a fome no mundo.
Apesar das falas de Lula, Gates não demonstrou desconforto em nenhum momento, sorrindo durante quase todo o discurso do presidente brasileiro.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de setembro de 2024 12:29