(Imagem: Shutterstock/bandeira do Brasil por AB Visual Arts e carro elétrico por Smile Fight)
Melhorar a infraestrutura para a recarga de veículos eletrificados ainda é considerado o maior desafio do setor. No entanto, dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam uma melhora significativa neste quesito.
De acordo com o levantamento, a rede de postos de recarga para veículos elétricos aumentou 179% em relação ao ano passado. Esta expansão foi impulsionada pelo crescimento nas vendas de eletrificados.
No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram emplacados mais de 122 mil veículos leves, o que representa um aumento de 113% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com base nestes dados, a expectativa é que o Brasil ultrapasse a marca de 150 mil veículos eletrificados vendidos em 2024, consolidando o país como um dos principais mercados da América Latina.
Ainda segundo os dados (clique aqui para conferir o levantamento completo), os veículos elétricos respondem por 70% das vendas realizadas no período de janeiro a setembro de 2024 (86.326 veículos). Já os veículos plug-ins tiveram um aumento de 56,83% em comparação com agosto de 2023 (8.458 veículos).
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o crescimento da eletromobilidade está gerando um ecossistema próspero, com diversas empresas atuando em diferentes segmentos da cadeia produtiva. Ele acredita que este é um movimento irreversível e que comprova o potencial brasileiro.
A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviços.
Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de outubro de 2024 15:52