Imagem: New Africa/Shutterstock
A noção mais comum sobre o que constitui um sono saudável leva a grande maioria das pessoas a pensar que devem adormecer rapidamente e acordar revigoradas após cerca de oito horas. No entanto, a realidade é diferente: um sono saudável é cíclico, envolvendo diferentes estágios, e pode incluir vários breves despertares.
Em um artigo do site The Conversation, os especialistas da Flinders University, Amy Reynolds, Claire Dunbar, Gorica Micic, Hannah Scott e Nicole Lovato explicaram o que é preciso para uma noite de sono ideal.
Durante a noite, os adultos passam por ciclos de sono de aproximadamente 90 minutos, começando com sono leve, passando por estágios mais profundos e chegando ao sono REM, onde ocorrem os sonhos.
É normal acordar brevemente ao final de cada ciclo, e esses despertares podem aumentar com a idade. Se não lembramos desses momentos, não há motivo para preocupação, pois são geralmente muito breves.
Embora se diga que adultos precisam de sete a nove horas de sono, a qualidade do sono também é essencial.
Uma boa noite de sono envolve adormecer em cerca de 30 minutos, não acordar por longos períodos e sentir-se descansado ao acordar. Se você se sente constantemente cansado durante o dia, pode ser hora de consultar um médico.
Leia mais:
Embora dispositivos de rastreamento de sono possam fornecer dados sobre os ciclos, eles não são perfeitos. A polissonografia em laboratório é o padrão ouro para avaliar o sono.
É mais útil observar seus próprios padrões de sono ao longo do tempo e ajustar comportamentos que possam prejudicá-los. Se os dados do rastreador geram ansiedade, é aconselhável discutir isso com seu médico, que pode encaminhá-lo a um especialista em sono.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de novembro de 2024 14:11