Imagem: Shutterstock/Damsea
Atualmente, há 1,4 milhão de quilômetros de cabos de telecomunicações no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta. Eles são responsáveis pela transferência de 99% de todos os dados digitais. Isso significa que uma eventual falha traria impactos significativos para a população mundial.
Por ano, são registradas cerca de 200 falhas na rede. A maioria delas (quase 80%) está relacionada a atividades humanas, como lançar âncoras ou redes de pesca de arrasto, que acabam ficando presas nos cabos. O restante tem relação com questões naturais.
Mas independentemente das causas, como reparar os danos no fundo do mar? A solução foi a criação de um sistema de resposta global que tem como objetivo identificar e consertar os cabos submarinos o mais rápido possível, minimizando os transtornos gerados à comunicação global.
Em 1929, um episódio acendeu um alerta em relação aos equipamentos. Um deslizamento de terra submarino, fenômeno chamado corrente de turbidez e que até então era desconhecido, causou o rompimento de dezena de cabos.
Se isso se repetisse nos dias de hoje traria impactos significativos na comunicação entre a América do Norte e a Europa. Isso gerou uma necessidade de ação e a criação de um verdadeiro exército de navios de reparos.
Essas embarcações estão estrategicamente posicionadas ao redor do mundo para que o trajeto entre a base e o porto seja de 10 a 12 dias. Dessa forma, o reparo em águas profundas pode levar uma ou duas semanas, dependendo da localização e do clima.
Mas calma, isso não significa que um país inteiro vai ficar sem internet por uma semana. Muitas nações possuem mais cabos e mais largura de banda dentro desses cabos do que a quantidade mínima exigida, de modo que, se alguns forem danificados, os outros possam compensar.
Isso é chamado de redundância no sistema e possibilita que a maioria das pessoas nunca perceba quando um cabo submarino é danificado. Em eventos extremos, essa pode ser a única coisa que mantém um país online. As informações são da BBC.
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Esta post foi modificado pela última vez em 31 de outubro de 2024 21:33