Imagem: GreenOak/Shutterstock
Um estudo recente do Laboratório Nacional de Berkeley, da Universidade da Califórnia, e publicado na Nature Energy, revela que a modernização da frota marítima dos EUA, substituindo motores de combustão interna por sistemas elétricos a bateria, pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2035.
O transporte representa 3% das emissões nos EUA, fazendo dessa mudança algo importante para a descarbonização. No entanto, eletrificar navios é mais desafiador do que eletrificar carros, devido ao alto custo e à longa vida útil das embarcações.
Os pesquisadores analisaram navios americanos com menos de 1.000 toneladas, como embarcações de passageiros e rebocadores, identificando 6.323 navios que, juntos, são responsáveis por 9,5% das emissões de transporte.
Leia mais:
A exclusão de apenas 1% das viagens mais longas torna a eletrificação mais viável, permitindo baterias significativamente menores.
Focar investimentos em infraestrutura em apenas 20 portos estratégicos nos EUA pode facilitar essa transição, potencializando a eletrificação do transporte marítimo e contribuindo para a descarbonização. A análise estabelece uma base para futuras políticas e pesquisas na área.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de outubro de 2024 19:08