Imagem: ManuMata/Shutterstock
Os cientistas buscam incansavelmente por sinais de vida extraterrestre. E a mais nova esperança foi depositada em Miranda, uma das luas de Urano. Segundo um novo estudo, existiria um oceano escondido no local que teria as condições necessárias para suportar a vida.
A conclusão do trabalho foi considerada surpreendente. Ela aponta que Miranda é um dos poucos corpos em nosso sistema solar que poderia abrigar uma forma de vida próspera em suas profundezas de água líquida.
Segundo os cientistas, a superfície gelada e rochosa de Miranda estaria escondendo um oceano de água líquida. Esta abundância do recurso ficaria a quase 100 quilômetros de profundidade, abaixo de uma crosta congelada de mais de 30 quilômetros de espessura.
Como este mundo oceânico teria surgido desafia a compreensão da ciência. A possibilidade levantada no estudo é que as forças gravitacionais entre Miranda e as outras luas de Urano teriam sido fortalecidas em alguns momentos do passado.
Esses movimentos aquecem o interior de uma lua, derretendo o gelo e formando água líquida. O mesmo fenômeno pode ter criado um oceano subterrâneo na lua Europa, de Júpiter.
Com o tempo, no entanto, o oceano de Mirando provavelmente teria congelado significativamente. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que nem toda água desapareceu, o que pode ter sido suficiente para o surgimento da vida. As conclusões foram descritas em estudo publicado no The Planetary Science Journal.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de novembro de 2024 11:57