É impossível pousar em Júpiter: planeta não tem superfície sólida. Imagem: Artsiom P - Shutterstock
No dia 23 de outubro, a sonda Juno, da NASA, chegou ao ponto mais próximo de Júpiter. O equipamento passou pelos polos do gigante gasoso, registrando imagens espetaculares do maior planeta do Sistema Solar.
Os dados coletados foram disponibilizados pela agência espacial dos EUA no site da missão, que fica acessível para qualquer pessoa e pode ser conferido clicando aqui. A partir disso, cientistas cidadãos criaram imagens coloridas que você pode conferir a seguir.
Leia mais
A sonda Juno foi lançada em 2011 e chegou à órbita de Júpiter apenas em 2016. Neste período, o equipamento revelou informações sobre a existência de água na atmosfera do planeta, além de detalhes do seu campo magnético.
A missão também ajudou os cientistas a calcular o número de luas localizadas ao redor do maior planeta do Sistema Solar. Até agora, foram identificadas 92, sendo que mais de 50 já receberam nomes oficiais, enquanto o restante aguarda por nomenclaturas próprias.
A próxima vez que a sonda vai se aproximar de Júpiter é em 25 de novembro deste ano. E os cientistas já estão ansiosos por novos dados sobre o planeta. A missão da Juno está prevista para durar até 2025.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de novembro de 2024 21:01