Imagem: Jorge Maruta/Jornal da USP
A Times Higher Education (THE) divulgou nesta semana um ranking das melhores universidades da América Latina. Após seis anos, a Universidade de São Paulo (USP) retomou a liderança no levantamento realizado pela revista britânica.
Já no ranking geral, o THE World University, publicado no dia 8 de outubro, a instituição brasileira ficou na 199ª posição, voltando a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo pela primeira vez desde 2013.
No ranking de melhores universidades da América Latina deste ano, a USP (que havia ficado na segunda posição em 2023) ultrapassou a Pontifícia Universidade Católica do Chile. A instituição chilena acabou caindo três posições e o pódio foi totalmente dominado por universidades brasileiras.
No total, o Brasil teve 7 das 10 primeiras instituições e é o país mais representado no TOP 100, com 69 universidades classificadas.
As universidades brasileiras continuam se saindo excepcionalmente bem no Ranking das universidades da América Latina da THE, o que é fantástico de se ver. É muito bom ver o retorno do Brasil ao primeiro lugar.
Phil Baty, diretor de Assuntos Globais do THE
Para este ano, os critérios utilizados para avaliar as instituições foram: ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisas (volume, investimento e reputação); qualidade de pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisas); e indústria (renda e patentes).
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de novembro de 2024 11:25