(Imagem: Cat Box/Shutterstock)
O X (Twitter), comandado por Elon Musk, pode ter ajustado seu algoritmo para favorecer sua conta, assim como outras contas de tendência conservadora, a partir do momento em que ele anunciou seu apoio à candidatura presidencial de Donald Trump.
Essa conclusão faz parte de um estudo recente realizado pela Queensland University of Technology (QUT), que revelou que as postagens de Musk, em particular, se tornaram significativamente mais populares após esse apoio.
Os autores da pesquisa — o professor associado de mídia digital da QUT, Timothy Graham, e o professor de estudos de comunicação e mídia da Monash University, Mark Andrejevic — analisaram o engajamento nas postagens de Musk antes e depois de sua declaração de apoio a Trump, em julho.
Eles observaram que, a partir de 13 de julho, as postagens de Musk receberam 138% mais visualizações e 238% mais retuítes em comparação com o período anterior.
Leia também:
Os resultados do estudo coincidem com descobertas recentes publicadas pelo The Wall Street Journal, que indicam um possível viés à direita nos algoritmos do X.
No entanto, os pesquisadores reconhecem que enfrentaram limitações devido à “quantidade relativamente pequena de dados” disponíveis, uma vez que o acesso à API acadêmica da plataforma foi restrito.
Embora não tenham identificado falhas nos dados coletados, os autores ressaltam que não há “garantia de que 100% das postagens tenham sido capturadas”.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de novembro de 2024 18:55