Imagem: Daniel J. Rao/Shutterstock
Diversos povos usaram os recursos oferecidos pela natureza para se desenvolver. Mas um dos casos mais incríveis vem da Índia. Estamos falando das impressionantes pontes feita de raízes de árvores pelos povos Khasi e Jaintia.
Chamadas de Meghalaya, as estruturas foram criadas a partir das raízes entrelaçadas das árvores-de-borracha (Ficus elastica). Estas pontes são “cultivadas” ao longo de décadas, em uma espécie de projeto de jardinagem em grande escala.
Leia mais
As pontes de raízes vivas de Meghalaya também têm um significado cultural profundo para os povos Khasi e Jaintia. A construção e a manutenção delas são atividades comunitárias e que tanto adultos quanto jovens.
Dessa forma, desenvolver uma estrutura como essa significa passar a própria cultura local para a próxima geração. Isso fortalece a identidade cultural local e demonstra o compromisso da comunidade com o ambiente, mostrando como é possível transformar a natureza de forma sustentável e dedicada.
Ao mesmo tempo, as pontes de Meghalaya desempenham um papel essencial para a própria natureza. Elas oferecem abrigo para musgos, insetos polinizadores e até pássaros. Além disso, os animais da floresta, como cervos e leopardos, utilizam estes caminhos para atravessar os rios em segurança.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de novembro de 2024 15:21