Groenlândia. Imagem: Vadim_N/Shutterstock
Cientistas da NASA fizeram uma descoberta impressionante no noroeste da Groenlândia. Usando tecnologia de ponta, eles realizaram o escaneamento do gelo no local e identificaram uma grande estrutura enterrada ali.
Trata-se de Camp Century, uma base de pesquisa militar que funcionou entre 1959 e 1967, durante o período da Guerra Fria, e que foi posteriormente abandonada pelos Estados Unidos. O espaço fazia parte de um grande projeto para o lançamento de mísseis nucleares em caso de confronto direto com a União Soviética.
Leia mais
Segundo a equipe da NASA, não foi possível identificar o que era a estrutura num primeiro momento. Apenas após análises mais apuradas é que eles tiveram certeza que haviam (re)encontrado a base militar da Guerra Fria.
Atualmente, estima-se que a estrutura esteja coberta por pelo menos 30 metros de neve, o suficiente para ser captada por equipamentos de radar. As imagens mostram o local secreto de uma forma nunca vista antes.
A descoberta, entretanto, revive um velho temor. Com o derretimento do gelo, todos os resíduos deixados no local serão expostos ao ar. Não se sabe ao certo quais os efeitos que isso poderia gerar, mas os pesquisadores alertam que as autoridades devem impedir que isso aconteça.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de novembro de 2024 14:25