Prédio onde caminho foi encontrado data do século XVII, mas pavimentação pode ser ainda mais antiga (Imagem: Divulgação/Equipe de arqueologia do Município de Alkmaar)
Imagine você estar caminhando por um pavimento de ladrilhos, quando, de repente, começa a pisar em ossos. É isso o que acontecia em Alkmaar (Holanda). Arqueólogos desenterraram essa pavimentação durante a reforma de um antigo edifício.
Segundo o History, essa antiga pavimentação era ornada por ladrilhos e, curiosamente, uma parte está coberta por metacarpos e metatarsos de gado, cortados rigorosamente na mesma altura.
Além disso, as peças estavam alinhadas de forma perfeita. Uma estrutura desse tipo é algo bem raro e, até hoje, um caso desse tipo surgiu apenas em localidades da província da Holanda do Norte.
“Ficamos muito felizes por termos a chance de ver este piso de ossos com nossos próprios olhos. É sempre um privilégio revelar algo de um passado distante e adicionar novas informações à história de Alkmaar”, disse Nancy de Jong, arqueóloga que participou da descoberta.
Leia mais:
Agora, os pesquisadores seguem estudando a construção, sua extensão e possíveis marcas de uso nos ossos. Eles querem entender se tais estruturas poderiam estar ligadas a práticas específicas (ritualísticas, por exemplo), ou se seria apenas uma solução encontrada pelos moradores da época para completar o pavimento.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de dezembro de 2024 19:12