Confira os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (18):
Um estudo recente tem uma nova proposta para detectar sinais de tecnologia alienígena avançada: analisar vapor d’água em exoplanetas. A pesquisa sugere buscar variações no índice de alguns gases utilizados no processo de fusão nuclear. Isso porque esse tipo de energia seria vantajosa para civilizações extraterrestres e, para melhorar, deixaria marcas inconfundíveis, que poderiam ser observadas da Terra.
A gestão de Joe Biden incentivou a eletrificação do setor automotivo, mas isso deve mudar no governo de Donald Trump. As primeiras especulações sobre o próximo mandato presidencial dos Estados Unidos indicam o fim dos subsídios para carros elétricos e do financiamento para infraestrutura de carregamento, além do bloqueio na importação de baterias e tarifas em modelos eletrificados (especialmente os chineses).
A China está avançando a passos largos na corrida da inteligência artificial e já ameaça a liderança dos Estados Unidos. Mesmo com a rivalidade e as restrições estadunidenses no acesso à tecnologia, os chineses investiram em soluções próprias, como chips, softwares e modelos de linguagem avançados, e não pretendem ficar para trás.
Um estudo da NASA revelou um cenário preocupante: a água salgada do mar está invadindo reservatórios de água doce em um ritmo maior do que o natural. Mais de 75% deles correm o risco de contaminação até o fim do século, o que arriscaria o abastecimento de água potável para milhões de pessoas.
De novo! Butch Wilmore e Suni Williams foram lançados à Estação Espacial Internacional no dia 6 de junho na Boeing Starliner. A estadia deveria durar 10 dias, mas, por conta de vazamentos e falhas na nave, o retorno teve que ser adiado.
A nova data estava marcada para fevereiro de 2025. No entanto, a SpaceX precisa concluir a nova cápsula da Crew Dragon que buscará a dupla de astronautas, o que motivou um novo adiamento para meados de março.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de dezembro de 2024 20:56