(Imagem: Cris Faga / Shutterstock.com)
A cidade de São Paulo deve enfrentar chuvas intensas, com riscos significativos de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), o alerta vale especialmente para quinta-feira (26) e sexta-feira (27), exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
O fenômeno climático que provoca esse cenário é a formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nesta estação. Conforme o CGE, trata-se de “uma banda de nuvens que se estende desde o norte do país, alinhada com uma frente fria no litoral do sudeste”, o que gera o volume intenso de precipitações.
Leia mais:
A Defesa Civil do Estado de São Paulo reforça que todo o período natalino será marcado por chuvas intensas. As áreas mais propensas incluem o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, Região Metropolitana de São Paulo, além de cidades como Campinas, Sorocaba e Bauru.
Com o cenário de instabilidade climática, é recomendado que a população evite áreas de risco, fique atenta aos alertas emitidos pelas autoridades e priorize a segurança durante os deslocamentos.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de dezembro de 2024 22:29