Big techs brigam acirradamente por usuários (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
A Microsoft estaria adotando uma tática astuta para promover seu mecanismo de busca, o Bing, criando uma experiência de pesquisa que imita a do Google.
Quando um usuário pesquisa por “Google” no Bing sem estar logado em uma conta Microsoft, ele é direcionado a uma página de resultados que se parece muito com a interface da gigante das buscas, como notado pelo Windows Latest.
A página inclui uma barra de pesquisa semelhante à do Google, uma imagem parecida com um Doodle e um pequeno texto abaixo da barra de pesquisa. Para reforçar a semelhança, a Microsoft pode rolar automaticamente a página para baixo, ocultando o logotipo do Bing e tornando o visual ainda mais familiar.
Essa estratégia parece ser especialmente voltada para novos usuários de PCs com o Microsoft Edge, onde o Bing é o mecanismo de busca padrão. A ideia é fazer com que as pessoas continuem usando o Bing sem perceber que estão sendo direcionadas para ele, ao invés de acessar diretamente o Google.
Embora o Google também incentive o uso do Chrome sobre o Microsoft Edge, suas táticas são mais sutis, enquanto a Microsoft tem adotado abordagens mais invasivas e agressivas no nível do sistema operacional, como modificações em sites e pop-ups, para promover seus próprios produtos.
O Olhar Digital entrou em contato com a Microsoft sobre o assunto e aguarda resposta.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de janeiro de 2025 09:58