(Imagem: Prefeitura do Guarujá/Reprodução)
O Ano Novo na Baixada Santista foi marcado por um surto de virose, especialmente no Guarujá. A análise de amostras de fezes humanas coletadas no litoral paulista revelou a presença do norovírus, que foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O surto causou sobrecarga nos sistemas de saúde da cidade. A pasta fez recomendações de como se proteger.
A virada do ano no Guarujá ficou marcada por um surto de virose que obrigou turistas a procurarem tratamento médico, sobrecarregando os sistemas de saúde. Os sintomas relatados envolviam vômitos, dor de barriga, diarreia e náusea. Praia Grande, município vizinho na Baixada Santista, também viu o aumento no número de casos.
Após as ocorrências, amostras de fezes humanas foram coletadas em ambas cidades e analisadas pelo Instituo Adolfo Lutz. A SES confirmou tratar-se da norovirose, causada pelo norovírus.
Leia mais:
O vírus faz parte de um grupo de doenças conhecidas como gastroenterites, normalmente transmitidas por via fecal-oral. No entanto, ainda não se sabe a origem da contaminação.
Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças, afirmou ao Uol que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e municípios da Baixada Santista estão investigando de forma conjunta o que causou as infecções.
A Prefeitura do Guarujá também afirmou ter acionado a Sabesp para investigar possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto, que poderiam estar relacionados aos casos de virose.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de janeiro de 2025 20:45