Veículos e Tecnologia

Embreagem de carro: mitos e verdades que todo motorista precisa saber

A embreagem é parte fundamental para o funcionamento do carro, usado em modelos manuais através do pedal esquerdo. Ela é responsável por acoplar o motor com o câmbio, garantindo a transferência homogênea de torque e facilitando a transferência de marcha.

De forma geral, uma embreagem pode durar entre 40 mil e 60 mil quilômetros até que seja necessário realizar a substituição. Contudo, se ela não for utilizada da maneira correta, a peça pode comprometer a direção, reduzindo inclusive o tempo de troca de todo o conjunto do automóvel.

Leia mais:

Por ser parte importante do carro, muito é falado sobre o uso da embreagem de forma correta. Porém, algumas das informações podem ser verdade, enquanto outras podem não passar de mito. Confira abaixo algumas dessas questões, para que você saiba mais sobre como usar corretamente o pedal esquerdo.

Imagem: Freepik

Embreagem de carro: mitos e verdades que você precisa saber

Pisar na embreagem na partida economiza bateria

Mito. O carro foi feito para dar a partida sem precisar pisar na embreagem, e ainda que ela demande alto consumo de energia, a partida acontece em um curto espaço de tempo. Se a bateria estiver boa, isso não vai causar grandes problemas, até porque todos os equipamentos elétricos estarão desligados.

A única situação no qual é recomendado pisar na embreagem ao dar a partida é para evitar acidentes, caso você ou algum manobrista tenha deixado o carro engatado. Por isso, algumas montadoras condicionam o uso do pedal à ação de ligar o carro.

Não é preciso usar a embreagem para trocar de marcha

Verdade. Mas, é preciso conhecer bem o veículo para dispensar o uso do pedal, sendo necessário saber a hora certa da troca da marcha para não usar a embreagem. Muitos afirmam que, com isso, a peça pode durar mais, mas essa informação não é verdadeira. O desgaste das peças, em comparação à troca feita com a embreagem, é mínimo.

A embreagem precisa ser acionada antes do freio

Além de ser mito, essa ação é muito perigosa, pois pode desgovernar o carro e ocasionar sérios acidentes. O certo é pisar primeiro no freio, para depois acionar a embreagem.

O pedal fica mais duro de acordo com a quilometragem

Verdade. A mola do disco perde sua flexibilidade com o tempo, fazendo com que o pedal endureça. Sendo assim, é importante respeitar o período de troca recomendado pelo fabricante do carro.

Dessa forma, o acionamento vai ser macio, evitando o comprometimento de mais peças do seu automóvel.

Imagem: Shutterstock

Sair de segunda marcha não gera problemas

Mito. Toda vez que o carro estiver parado é preciso usar a primeira marcha para sair. Se o motorista sai com a segunda marcha, ele vai comprometer o motor e a caixa de câmbio, o que acaba resultando em um desgaste maior.

É impossível engatar a marcha sem a embreagem

Verdade. Se o pedal esquerdo não for acionado ao realizar a troca da marcha, a ação não vai ser executada. Além disso, as engrenagens podem ficar comprometidas, com desgaste e até mesmo chegando a quebrar. Por isso, use a embreagem tanto no engate como no desengate.

O funcionamento do carro não é afetado se o motorista dirigir com o pé no pedal esquerdo

Mito. O pedal esquerdo só deve receber qualquer tipo de pressão se for realmente utilizado. Ter o hábito de dirigir com o pé na embreagem diminui bastante o tempo de vida do seu disco, podendo inutilizar o acionamento durante o engate de marchas, ou até mesmo na arrancada.

Se apertar a embreagem rapidamente e soltar com a marcha engatada, o carro corre mais

Mito. Isso não impulsiona o carro, mas sim causa um tranco provocado por conta da aceleração repentina do motor, aumentando o desgaste da peça. Quando a embreagem é acionada, acontece o desvinculamento rápido do motor com o câmbio e com as rodas.

Imagem: Freepik
A embreagem do carro pode quebrar?

Sim, a embreagem do carro pode quebrar. Geralmente, a vida útil da embreagem pode variar entre 60 mil e 100 mil km rodados. Porém, pode ser danificada por hábitos como deixar o pé apoiado no pedal. Alguns dos sinais de que a embreagem está com problema são: pedal duro e dificuldade para engatar as marchas.

Esta post foi modificado pela última vez em 8 de janeiro de 2025 17:01

Compartilhar
Publicado por
Camila Oliveira