(Imagem: Triff/Shutterstock)
O asteroide (887) Alinda, um dos maiores a passar perto da Terra, fará sua maior aproximação em 100 anos ao longo dos próximos dias. A aproximação começou na quarta-feira (08). E ele ficará tão perto que vai dar para vê-lo usando apenas binóculos.
Descoberto pelo astrônomo alemão Max Wolf em 1918, o asteroide Alinda tem 4,2 quilômetros de diâmetro. Além de ser um dos maiores, está entre os asteroides mais raros a se aproximar da Terra.
Comparável em largura à ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, o Alinda é um dos cinco maiores asteroides a passar a menos de 15 milhões de quilômetros da Terra até o ano 2200.
Caso você esteja preocupado, calma! Apesar da órbita excêntrica, o asteroide não representa perigo para a Terra. Sua trajetória foi calculada como segura e sem risco de colisão.
Na quarta, o asteroide ficou a 0,08220 Unidades Astronômicas (12,3 milhões de quilômetros) da Terra. Foi a maior aproximação em um século. Mas, para você ter ideia, o número é 32 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.
Devido à sua proximidade, o Alinda vai aparecer brilhante no céu por dez dias, contando a partir de quarta. Ele vai ficar visível principalmente para observadores no hemisfério norte, nas constelações de Órion e Gêmeos.
Leia mais:
O Projeto Telescópio Virtual transmitiu ao vivo a aproximação do asteroide na noite de quarta no YouTube. E marcou outra live para este domingo (12), às 14h30 (horário de Brasília).
Após este período de dez dias, o Alinda só fará uma nova aproximação significativa em 25 de janeiro de 2087, quando estará a 0,16633 UA da Terra.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de janeiro de 2025 20:55