Imagem: Nazarii_Neshcherenskyi/Shutterstock
O cometa mais esperado do ano vai ficar visível em breve aqui no hemisfério Sul. O cometa C/2024 G3 (ATLAS) pode ser visível a olho nu a partir de 13 de janeiro, após o periélio (ponto mais próximo do Sol), com uma magnitude de 0,6.
Embora seja melhor observado no Hemisfério Sul, ele ficará baixo no horizonte para quem estiver no Norte, o que não deve permitir que ele seja visto a olho nu por quem estiver lá.
Astrônomos apontaram inicialmente que ele provavelmente não sobreviveria a sua aproximação com o Sol. No entanto, resultados mais recentes sugerem que o Cometa C/2024 G3 está em uma órbita de aproximadamente 160.000 anos, o que significa que ele provavelmente sobreviveu anteriormente a esse tipo de aproximação.
Isso não significa que será fácil visualizar o cometa. O fato dele estar próximo ao Sol torna a sua observação perigosa. Lembre-se: olhar diretamente para o Sol não é recomendado. Então, caso não tenha equipamento e não seja um observador experimente, não tente encontrar o G3 durante a luz solar.
Aqui no Hemisfério Sul, será possível ver o cometa logo após o pôr do sol acima do horizonte no oeste, e todos os dias, o cometa começará a noite mais alto no céu noturno. As condições melhorarão rapidamente para a visualização depois do pôr do sol.
Leia mais:
O G3 estará na constelação de Capricórnio, acima do horizonte. Mas ver ele a olho nu no vai depender de onde você mora. Em grandes centros urbanos, onde a poluição luminosa dificulta a visualização de estrelas, será difícil encontrar o astro, então o recomendado é sempre buscar um local mais escuro.
De acordo com o The Planetary Society, o cometa C/2024 G3 (ATLAS) recebe esse nome por causa de como foi descoberto. O “2024 G3” vem de ser o terceiro cometa descoberto no início de abril, enquanto a instalação que o avistou pela primeira vez é chamada de Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS).
Desde sua descoberta inicial, astrônomos amadores e cientistas ao redor do mundo fizeram centenas de outras observações deste cometa. Muitos rastrearam o cometa C/2024 G3 na esperança de que ele se tornasse extremamente brilhante — tão brilhante que ofuscasse as estrelas.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de janeiro de 2025 14:14