Imagem: Jure Divich/Shutterstock
Você lembra quem foi que te indicou o último livro que você leu? Um amigo? Alguém da família? Um professor? Ou você teve influência de algum fórum na internet?
Se você não se enquadrou em nenhuma das respostas acima, provavelmente estamos diante de um integrante da Geração Z – ou um usuário assíduo do TikTok. Sim, a rede social chinesa se tornou, já há alguns anos, uma fonte respeitável de recomendações literárias.
Leia mais
É claro que nem todo usuário do TikTok é um leitor assíduo. Os leitores que usam a plataforma, porém, podem aproveitar uma série de perfis na rede que se dedicam às obras – seja dando dicas, fornecendo resenhas ou até fomentando debates acerca das histórias.
Nós, do Olhar Digital, já falamos sobre esse assunto. Trata-se de uma tendência que recebeu o apelido de BookTok – uma mistura da palavra livro em Inglês com o app da ByteDance.
O fenômeno se repete agora na China e ganhou proporções ainda maiores – graças a dois aplicativos.
Uma das autoras que mais surfaram nessa onda da “leitura social” foi a americana Colleen Hoover, do best-seller É assim que acaba (que virou filme recentemente).
Para o público brasileiro, o exemplo mais famoso desse fenômeno foi o sucesso repentino de Memórias Póstumas de Brás Cubas nos Estados Unidos.
O clássico de Machado de Assis virou um fenômeno pop depois de ser considerado “o melhor livro de todos os tempos” pela influenciadora literária Courtney Henning Novak.
Os vídeos dela viralizaram e causaram uma grande procura pela obra – que, inclusive, entrou na lista de mais vendidos da Amazon.
Sim, o livro é tudo isso mesmo! E que bom que o TikTok esteja despertando o gosto pela leitura nas pessoas.
As informações são do TechXplore.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de janeiro de 2025 18:47