Confira os destaques do Olhar Digital News desta quinta-feira (23):
Por volta de 1 bilhão e meio de anos atrás, na era Proterozóica, o planeta passou por uma fase tão monótona que os cientistas apelidaram de “o bilhão chato”. Um estudo de 2021 revelou que esse período teve uma característica marcante: a atividade tectônica quase parou. E se o movimento das placas, não havia colisões para formar montanhas como conhecemos hoje.
Uma pesquisa publicada no Journal of Marketing revelou que pessoas com menos conhecimento sobre IA são justamente as mais propensas a adotá-la. A explicação para isso está no fascínio que a tecnologia desperta: quanto mais conhecemos sobre o funcionamento das ferramentas de IA, menos receptivos ficamos.
O Telescópio Espacial Hubble, da NASA e da Agência Espacial Europeia, criou um retrato impressionante da galáxia Andrômeda, que está a 2 milhões e meio de anos-luz de distância de nós. Os detalhes podem nos ajudar a entender não só a galáxia em si, mas a nossa própria Via Láctea.
A China alcançou um novo marco na fusão nuclear com o reator Supercondutor Avançado Experimental Tokamak (EAST), também conhecido como “Sol artificial”. O equipamento conseguiu manter um plasma de fusão superquente confinado por 1.066 segundos, superando em mais do que o dobro o recorde anterior de 403 segundos… que também era do EAST.
O supercomputador mais rápido do mundo entrou oficialmente em operação: o El Capitan foi lançado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LNNL), na Califórnia, Estados Unidos.
Custando US$ 600 milhões (R$ 3,5 bilhões), a máquina foi desenvolvida para garantir a segurança, proteção e confiabilidade do estoque de armas nucleares do país sem testes subterrâneos, prática proibida em 1992.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de janeiro de 2025 21:02