(Imagem: Ascannio/Shutterstock)
O futuro do TikTok nos Estados Unidos ainda é incerto. Recentemente, o presidente Donald Trump assinou um decreto que adia em 75 dias o banimento da plataforma no país, mas a situação está longe de ser resolvida.
Agora, uma startup norte-americana de mecanismos de busca se apresentou como possível compradora da ferramenta. A Perplexity AI revisou a proposta de fusão que havia apresentado à ByteDance, controladora chinesa da rede social.
A proposta prevê que a ByteDance venda o TikTok nos EUA para os investidores da Perplexity, o que daria aos atuais sócios da rede social participação na nova empresa, que seria chamada de “NewCo”. A negociação, no entanto, não incluiria o algoritmo de recomendação principal da plataforma.
De acordo com a Euronews, o governo dos EUA ficaria com até 50% da nova empresa em uma futura oferta pública inicial (IPO) de ações. Isso é exatamente o que Trump defendeu para manter a atividade da plataforma no país.
A Perplexity AI ainda se ofereceu para ser adquirida pela holding se seus próprios investidores receberem uma distribuição do patrimônio da NewCo. A empresa acredita que a proposta pode ser aceita pelos chineses, uma vez que não se trata de uma venda, mas sim de uma fusão.
O TikTok não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento. Lembrando que, desde o início do impasse, a ByteDance e o governo da China descartam qualquer possibilidade de venda da rede social nos EUA.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de janeiro de 2025 13:48