(Imagem: FOTOKITA/Shutterstock)
Pesquisadores do Instituto Salk, na Califórnia, descobriram que uma proteína pode combater a deterioração de músculos durante a perda de gordura. Como descrito em um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, a BCL6 pode ajudar a manter a estrutura muscular sem interferir no processo de emagrecimento.
Entenda:
A pesquisa teve como base usuários de medicamentos com o hormônio GLP-1, que, apesar de trazer uma diminuição rápida de gordura, também acaba provocando a perda de músculos. Graças a testes com camundongos, a equipe de Salk conseguiu encontrar uma possível solução para esse problema: administrar o GLP-1 junto a um reforço de BCL6.
Leia mais:
Como explica a equipe no artigo, análises mostraram que o jejum interfere diretamente na presença da BCL6 nas células, reduzindo os níveis da proteína no corpo. Para investigar isso, os pesquisadores compararam os níveis de massa muscular em camundongos com e sem proteínas BCL6 funcionais, sendo que os animais sem a proteína tinham 40% menos massa.
Além disso, ao comparar camundongos que jejuaram ou não durante a noite, a equipe também descobriu que os roedores que não haviam se alimentado possuíam níveis de BCL6 mais baixos. Ao reforçar a presença da proteína nos animais, foi possível reverter as perdas de massa muscular — e, consequentemente, de força.
“O músculo é o tecido mais abundante no corpo humano, então sua manutenção é crítica para nossa saúde e qualidade de vida. […] Com essa nova percepção, podemos desenvolver intervenções terapêuticas para pacientes que perdem músculos como um efeito colateral da perda de peso, idade ou doença”, disse Ronald Evans, diretor do Laboratório de Expressão Genética do Instituto Salk, em comunicado.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de janeiro de 2025 18:29