Imagem: Reprodução/Google
Se você viu essa imagem acima na página inicial do Google nos últimos dias, o Olhar Digital te ajuda a explicar do que se trata. Essa simpática cobrinha no que parece ser um antigo apagador de lousa de madeira faz referência ao Ano Novo Lunar, ou Ano Novo chinês.
Como você sabe, o Doodle é a forma divertida que a big tech encontrou de homenagear a cultura local de vários países – sempre brincando com o seu logotipo. Pode fazer referência a pessoas famosas, grandes eventos esportivos ou festas e feriados.
Leia mais
Essa última versão do Doodle entrou no ar no dia 29 de janeiro, uma quarta-feira, quando teve início o ano de 4723 no calendário chinês. Pois é, os chineses e alguns países da Ásia com grande população chinesa seguem um calendário diferente do nosso (que é chamado de gregoriano).
O calendário gregoriano tem sempre 365 ou 366 dias (no caso do ano bissexto). Já o calendário chinês é regido pela Lua. A duração é de 12 ciclos do nosso satélite natural, o que dá, na maioria das vezes, 354 dias. E quando eu falo em ciclos, faço referência às 4 fases da Lua: cheia, crescente, minguante e nova.
Outra curiosidade da cultura deles é que as festividades de Ano Novo duram cerca de 15 dias: começam na Lua Nova e vão até a próxima Lua Cheia – quando ocorre o famoso Festival das Lanternas. É um período no qual os chineses decoram suas casas com a cor vermelha, acendem lanternas e costumam visitar familiares. Eles comem pratos típicos que simbolizam sorte e prosperidade, costumam trocar envelopes vermelhos com dinheiro dentro e fazem aquelas tradicionais danças com um dragão alegórico.
Os chineses também soltam fogos de artifício na data, mas há uma explicação folclórica para isso: de acordo com uma lenda antiga do país, a besta-fera Nian tem medo de barulho e da cor vermelha. Sim, estamos diante de uma das culturas mais ricas e interessantes de todo o mundo.
Beleza, você continua aqui, então quer dizer que acredita nessas coisas. Ou, pelo menos, ficou curioso. Vamos ouvir, então, os especialistas.
Segundo o jornal de língua inglesa South China Morning Post, de Hong Kong, a serpente é um animal muito importante e representativo na cultura chinesa. Anos regidos por ela costumam ser de autodesenvolvimento, focando em aspectos como sabedoria, conhecimento, intuição e prosperidade.
De acordo com a publicação, as cobras também trocam de pele, o que simboliza renovação, crescimento e mudanças importantes na sua vida.
Além disso, especificamente a Serpente de Madeira, regente do ano de 2025, é considerada um signo charmoso, inteligente e criativo, mas também reservado e, às vezes, impiedoso, segundo explica o artigo do jornal de Hong Kong.
E você, acredita nessas coisas? Pelo sim, pelo não, o mais importante é respeitar sempre a fé dos outros. E Feliz Ano Novo a todos que comemoram!
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2025 12:48