Imagem: Bucyfon / Shutterstock.com
O uso da inteligência artificial para fins militares já é uma realidade. Agora, a OpenAI, dono da ChatGPT, firmou uma parceria que prevê a disponibilização da tecnologia para o aperfeiçoamento de armas nucleares.
O acordo estabelece uma colaboração com os Laboratórios Nacionais dos Estados Unidos e a rede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Energia da Casa Branca. A ideia é usar os modelos de IA para segurança de armas nucleares e outros projetos científicos.
Leia mais
A OpenAI afirma que vai apoiar o trabalho promovido pelos Laboratórios Nacionais dos EUA. Este projeto consiste em focar os esforços do setor para “reduzir o risco de guerra nuclear e proteger materiais e armas nucleares”.
A iniciativa oferecerá aos pesquisadores modelos de IA, mas haverá uma série de autorizações de segurança emitidas para os participantes. O objetivo é evitar que a ferramenta seja utilizada para qualquer fim diferente do original.
Segundo a empresa, “este é o início de uma nova era onde a IA avançará a ciência, fortalecerá a segurança nacional e apoiará as iniciativas do governo dos EUA”.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de janeiro de 2025 14:57