Imagem: Vejle Museums
Um grupo de arqueólogos localizou mais de 100 armas da era romana enterradas onde hoje fica a Dinamarca. A coleção de 1.500 anos é grande o suficiente para equipar um pequeno exército e inclui um capacete raro.
Segundo os pesquisadores, o objeto pode ter pertencido a um senhor da guerra germânico que serviu à Roma. Outra hipótese é que ele tenha sido roubado de um soldado durante batalhas próximas da fronteira germânica.
Leia mais
Os arqueólogos encontraram as armas durante os trabalhos de expansão de uma rodovia em Løsning Søndermark. Elas estavam embaixo de duas casas do início do século V que provavelmente pertenciam a alguém poderoso o suficiente para formar um exército.
Como as armas foram propositalmente enterradas durante a demolição de uma casa, os pesquisadores acham que elas fizeram parte de um sacrífico após o sucesso na guerra. No total, também foram encontradas 119 lanças e lanças, oito espadas, cinco facas, um machado e um raro conjunto de cota de malha.
Embora o capacete estivesse extremamente enferrujado, os pesquisadores conseguiram usar imagens de raios-X para analisar as decorações na placa do pescoço. Esses fragmentos indicam que trata-se de um capacete de crista, frequentemente usado pelos romanos no século IV.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de abril de 2025 17:58