Imagem: EQRoy/Shutterstock
Um caso bastante inusitado aconteceu no Japão. A Japan Airlines anunciou nesta quarta-feira (5) a demissão de dois pilotos que se apresentaram bêbados para o trabalho. A empresa garante que eles foram desligados antes de assumirem o comando dos aviões.
As regras da companhia aérea estabelecem que tanto os responsáveis pelo voo quanto os demais membros da tripulação são proibidos de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica. Isso vale até 12 horas antes do voo.
Leia mais
A proibição do consumo de álcool por pilotos e outros tripulantes de aviões não é uma exclusividade japonesa. Na verdade, todos os países do mundo, inclusiva o Brasil, adotam medidas semelhantes, o que faz com que o desfecho do caso fosse igual em qualquer lugar.
Por aqui, as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinam que “é vedado a qualquer pessoa atuar ou tentar atuar em atividades reguladas pela Anac enquanto estiver sob o efeito de álcool, fazendo uso de bebida alcoólica ou substância psicoativa”. A diferença é que, em território brasileiro, a proibição de consumo é de até 24 horas antes do voo.
A legislação ainda permite que agência peça a realização de exame toxicológico até duas horas após a pessoa ter atuado ou tentado atuar de forma irregular com o objetivo de detectar o nível de álcool no sangue. Além disso, existe o prazo legal de até 32 horas para descobrir se foi feito uso de substâncias psicoativas.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de fevereiro de 2025 16:59