Imagem: Nature
Uma descoberta feita por cientistas na Antártida pode encerrar um debate de longa data sobre a origem das aves modernas. Eles encontraram um fóssil de 69 milhões de anos que pode pertencer a pássaro moderno mais antigo já identificado.
O crânio quase completo pertence a Vegavis iaai, uma espécie de ave aquática que se acredita ser o antigo parente dos patos e gansos modernos. A espécie viveu no mesmo período que dinossauros como o Tyrannosaurus rex.
Leia mais
Usando tecnologia 3D, os cientistas concluíram que o pássaro tinha um bico longo e estreito aprimorado com poderosos músculos da mandíbula. Estas características são muito parecidas com as de pássaros mergulhadores modernos que usam o bico para caçar peixes.
Ainda de acordo com os pesquisadores, o animal viveu em meio a temperaturas muito mais altas do que hoje, quando a Antártida tinha um clima temperado e estava coberta de vegetação. Tudo isso pode ter fornecido à espécie alguma proteção contra a devastação que se seguiu.
Apesar das evidências que apontam que o V. iaai pode estar associado a pássaros modernos, ainda não está claro se ele realmente é um parente dos patos e gansos que vivem no planeta atualmente.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de fevereiro de 2025 18:18