Imagem: Fotos GE/Shutterstock
Um dos pontos turísticos mais visitados de Florianópolis, em Santa Catarina, foi objeto de pesquisa e o resultado foi surpreendente. Foram encontrados 35 tipos de contaminantes na Lagoa da Conceição, provavelmente oriundos de esgoto doméstico.
Entre eles estão cafeína, diferentes tipos de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Mas uma substância em especial chamou a atenção: foi identificada a presença de uma quantidade expressiva de cocaína no local.
O estudo foi realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e aponta que as concentrações da droga estão entre as mais altas reportadas no mundo. Derivados e metabólitos da cocaína foram encontrados em 63% das amostras analisadas, sugerindo uma presença significativa e consistente no ambiente.
Durante o trabalho, a equipe utilizou uma tecnologia inovadora capaz de identificar 165 contaminantes de uma vez só. A cafeína foi o elemento em maior concentração, seguida pelos antibióticos ciprofloxacina e clindamicina e o anti-inflamatório diclofenaco.
Segundo os cientistas, estas substâncias podem causar prejuízos à saúde dos humanos em contato com a água. Além disso, elas podem ter efeitos negativos em plantas e animais aquáticos.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de fevereiro de 2025 19:33