(Imagem: RYO Alexandre/Shutterstock)
Uma investigação aberta contra o Google na Itália por irregularidades fiscais foi encerrada após quase oito anos. Segundo as autoridades italianas, a gigante da tecnologia devia cerca de um bilhão de euros em impostos e multas.
Este valor era resultado das operações da companhia desde 2017. Na data, a big tech pagou uma quantia de 306 milhões de euros para resolver um processo anterior. Agora, no entanto, promotores do país europeu desistiram da nova cobrança.
A mudança de postura das autoridades italianas acontece após a divisão europeia do Google concordar em pagar 326 milhões de euros (quase R$ 2 bilhões) para resolver o impasse fiscal. Este acordo cobre as sanções, penalidades e juros do período entre 2015 e 2019.
Segundo os promotores de Milão, a empresa não havia declarado e pago impostos sobre a receita gerada na Itália. A companhia chegou a contestar a decisão, mas a justiça do país entendeu que a gigante da tecnologia possui uma infraestrutura digital em território italiano, o que obrigaria o pagamento dos tributos.
O acordo firmado entre a promotoria e o Google agora permite a regularização da situação da empresa na Itália, além do encerramento das investigações. No entanto, a palavra final sobre o processo ainda cabe ao juiz de instrução.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de fevereiro de 2025 11:58