Imagem: Museus Nacionais da Irlanda do Norte
Restos humanos antigos descobertos em um pântano na Irlanda do Norte não pertencem a um adolescente como se supunha originalmente, mas sim a uma jovem. A conclusão faz parte de um estudo realizado por pesquisadores de várias universidades do país.
A análise revelou que a vítima sofreu uma morte violenta que possivelmente fazia parte de um ritual de sacrifício antigo. De acordo com os responsáveis pelo trabalho, está é uma das descobertas mais importantes da região.
Leia mais
A análise ainda apontou para a presença de marcas de corte nas vértebras do pescoço, o que sugere que ela morreu de decapitação. Fragmentos de tecido também foram recuperados com o corpo.
Segundo os pesquisadores, sacrifícios humanos do tipo provavelmente estavam ligados a rituais de soberania e parentesco. Estes assassinatos violentos eram ordenados por reis em tempos difíceis, para garantir que a terra permanecesse produtiva.
Acredita-se que as oferendas de sacrifício eram feitas à deusa celta da terra. A cabeça de Woman nunca foi encontrada, mas os pesquisadores estão confiantes de que futuras análises de DNA vão trazer mais detalhes sobre esta figura antiga.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de agosto de 2025 11:46