Imagem: shutterstock/StanislavSukhin
Não é de hoje que autoridades sanitárias do mundo todo estão em alerta em função do avanço da gripe aviária. Recentemente, uma nova cepa foi identificada, o que aumentou os riscos de transmissão do vírus para os humanos.
Agora, um estudo publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) sugere que as pessoas podem transmitir a doença para gatos domésticos. E esta infecção, segundo os cientistas, pode ser fatal para os felinos.
Os pesquisadores analisaram casos envolvendo donos de animais de estimação que trabalhavam em fazendas de gado leiteiro afetadas pela gripe aviária ou próximas a estes locais. Em um deles, uma gata de cinco anos desenvolveu rapidamente perda de apetite, maus hábitos de higiene, desorientação, letargia e deterioração neurológica.
A condição do animal piorou rapidamente, exigindo atendimento de emergência no Centro Médico Veterinário da Michigan State University (MSU). Apesar da intervenção, os sintomas progrediram e ela precisou ser sacrificada. Exames confirmaram que o felino havia contraído gripe aviária.
Dias depois, um segundo caso envolvendo um macho de seis meses. O gato exibiu sintomas como anorexia, letargia, inchaço facial e movimentos limitados, e morreu em 24 horas. O dono do animal transportava regularmente leite não pasteurizado de várias fazendas de Michigan, incluindo aquelas confirmadas como infectadas pelo vírus. O homem ainda relatou manusear leite cru sem equipamento de proteção, o que pode explicar a infecção do pet.
Desde o início do surto nos EUA em 2024, foram registrados 69 casos de gripe aviária em humanos. O número, no entanto, pode ser bem maior, de acordo com as autoridades norte-americanas. Uma pessoa morreu.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de fevereiro de 2025 19:10